terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Sal sagrado




Selo sagrado
A relva é perene por um ano,
Tu me dás sempre o sol ateu
E que as auroras sejam presente
Dos céus, talvez um duplo querer
Em Deuses ou uma boreal maldição 
Que nos impõem do sentir
De todos, perene quanto a
Relva e do crisântemo a cor da cereja,
Tu me dás sempre o sol ateu,
O que me coube por ser humano,
Foi um tronco de carvalho torto
E uma mágoa que me beija,
Tal grainha de uva ou caroço 
De cereja, a relva é perene, grama
Todo um ano e duplo o seu crer, 
Maldição o meu sentir e o ver
Símbolos onde a vista não pode ver
Nem obedece o corpo, tronco
De carvalho entortado, coisas
De gnomo só e ateu, cavalo-homem
Homem-cavalo, boreal pra quem me
Busque nos céus onde antes de
Morto estive por ser humano e perene,
Depois fiz da vida isto e apenas …
Todo humilde superior a infantes,
O destino a mim somente, 
Capaz de ser também a arte
E a sensação de ter vidas mil,
Mil homens dentro de mim
E ter a consciência de todos eles,
Nítida clara evidente, inteira
A sensação de não ser inédito mas
Acima dos outros superior a tantos,
Todo o humilde sonha o que não 
Consegue, ser infante e rei, tudo
Menos ele próprio, arquitecto
Que poentes imagina, impérios 
Extintos, podium mais alto que 
Catedral, embalsamador de ambições 
E inercias, a relva é perene por um ano,
Tu me dás sempre o sol ateu,
E que as auroras sejam presente
Dos céus, talvez um duplo querer
De quem poeta imagina ser duende,
Sal sagrado, Santo Graal …
Joel Matos (09/2017)
http://joel-matos.blogspot.com

Sem comentários:

Pra lá do crepúsculo

Pra lá do crepúsculo Deixei de ser aquele que esperava, Pra ser outro’quele que s’perando Em espera se converteu, alternando Despojo com eng...