terça-feira, 30 de janeiro de 2018

À dimensão do horto …





A dimensão do consciente
Não é fixa nem muda,
Apenas o pensamento mudo,
Ao pensar, consciente de tudo
E do cosmos todo mas apenas
Na dimensão que me moldou 
Em outra não … ou não todo eu, 
O coração é d’outra coisa fora,
Doutra forma, dess’outro mundo
Sem céu, que não se explica,
O que tenho de bom é que 
Me acomodo ao instinto 
Como se fossem aguas paradas
Quietas, o que me inquieta
Inclui e cria, encanta o que há em mim
Do universo outro,
O que não faria pra me tornar
Paisagem dispersa, disperso eu 
Que penso, pensando possa ser jardim
Secreto onde dentro me deite.
A dimensão do consciente
Não é fixa nem muda,
Em mim muda e sente alquimia
Em gente, gemas e opalas 
Enquanto que, de ouro nada
Uso nem mais caro nem tão belo,
Sou o que penso, enganado
Plo que vai acontecer no fim,
O que mudou foi a veste 
Que me cobre, cobriu um estranho
E agora eu, que me descobri
Consciente, lúcido quanto a mim,
Ouro falso e sem lei segundo 
Quem me lê, que me não creio
Bem e me finjo de ser Rei Santo, 
Assim as ramagens me falassem 
Do alto e com os braços esticados,
Do monte, ainda as tento escutar
Impaciente, no meu mando
De alquimista fixo ao chão,
À dimensão do mundo, do horto,
À dimensão de tudo, do instinto,
Do consciente, do outro, do monte
Da ramagem, do horizonte, da paisagem,
À dimensão da Aorta-da-gente …
Joel Matos (09/2017)
http://joel-matos.blogspot.com

Sem comentários:

Pra lá do crepúsculo

Pra lá do crepúsculo Deixei de ser aquele que esperava, Pra ser outro’quele que s’perando Em espera se converteu, alternando Despojo com eng...