terça-feira, 5 de março de 2024

Pra lá do crepúsculo




Pra lá do crepúsculo

Deixei de ser aquele que esperava,
Pra ser outro’quele que s’perando
Em espera se converteu, alternando
Despojo com engaço, braço com osso,

Tíbia com antebraço, o que me
Embaraça é ficar mudo perante
O mundo e inerte como poeira na via,
Navio fantasma, infame “Terra nullius”

Fecho os olhos na esperança de que
Estar olhando seja engano, caso aquilo
Que vejo e o lugar onde estou não sejam
O flanco certo, falso o fauno o voo o grifo,

Deixei de ser aquele que, bastando
Me bastava preso ao querer dito supremo,
Sendo asceta eu do fogo Celta, do Carvalho
Negro, o rito e o ritual unidos, mito d’mágico,

Sobrenatural, sagrado assim como a terra feia
E o mosto, o esperma, o lusco fusco, o breu,
O sussurro do vento nos ramos da floresta
E ao meu ouvido lembrando quem sou

Ao certo, senão folhagem e o espectro vago
Daquele que esperava, esperando na cruz alta
Do trilho, dividido entre começo, o dia-meio
E o que não conhecia, pra lá do crepúsculo.



Joel Matos (3 Março de 2024)



https://namastibet.wordpress.com
http://namastibetpoems.blogspot.com
https://joel-matos.blogspot.com

1 comentário:

namastibet disse...

Não existo senão por fora



Não existo senão por fora
Por dentro sou um misto
De sensações sem forma
Que insisto ligar sem cola,

Soldo a quente tal como
Uma corrente de visgo que liga
De mim até mim infinita.
Infinitamente me desconheço,

Quem sou e não sou agora,
Se o disfarce de dentro,
Ou o simulacro de fora,
Digo de mim a mim mesmo

Ser o que não sou, no que
Tanta gente olha , vê ou
Pensa ver do que não sou
Senão por fora, agora, hoje,

Indagora, embora parecer
Seja nada, inda que tudo seja,
Sou do que me foi dado, um nicho,
Um ínfima parte dum todo,

Um tudo ao sabor da onda,
Ou latro da minha propria
Sombra, sinto um nó que ata
O dentro com o fora circunscrito,

Metade metáfora irrealidade
Outra a metástase do que minto,
Talvez seja ou sou na demora
A ilusão, o parecer, a chama,

O não, a ausência que perpassa
Breve e presa à ideia , se repete
Entre o interior e o lá fora,
Entre o fora e o inacabado.

Pra lá do crepúsculo

Pra lá do crepúsculo Deixei de ser aquele que esperava, Pra ser outro’quele que s’perando Em espera se converteu, alternando Despojo com eng...